Abi Feijó e Regina Pessoa

O espólio dos filmes realizados por estes dois realizadores de Animação, ao longo destes cerca de 25 anos de trabalho no campo do Cinema de Animação, reconhecidos como dos mais importantes a nível nacional e que arrecadaram já mais de 100 prémios internacionais.

Cada um dos filmes destes realizadores tem um espólio considerável de desenhos originais e demais materiais necessários à sua produção que seriam tratados de forma a poderem ser expostos tanto de uma maneira visualmente interessante como deveriam, ao mesmo tempo, permitir uma visão pedagógica sobre a maneira como foram realizados.

De notar que a obra destes realizadores é muito rica e diversificada, onde praticamente cada filme utiliza uma técnica diferente do Cinema de Animação, nomeadamente, o Desenho, os Recortes, a Gravura sobre Placas de Gesso, a Areia, a Gravura sobre papel pintado e Computador.

Para além dos desenhos há ainda os equipamentos próprios do Cinema de Animação utilizados, que comportam nomeadamente máquinas de filmar 16mm e 35mm, trucas e mesas de montagem, que permitem também acompanhar um pouco a evolução tecnológica destes últimos 30 anos.