Visitas Guiadas

Um dos aspectos mais interessantes são as visitas guiadas, orientadas por Abi Feijó, explicando os princípios das imagens em movimento, bem como a sua evolução desde as origens mais remotas (muitas vezes bem mais antigas do que poderíamos esperar), passando pelas lanternas mágicas e por diversos “Brinquedos Ópticos” e chegando mesmo até aos nossos dias.

Há hoje em dia muitas revisitações destes conceitos básicos das imagens em movimento que servem de inspiração para novos artistas e mesmo para cientistas, conferindo uma grande modernidade e actualidade a estes conceitos e aparelhos.

Em complemento destas visitas podem ser projectados filmes de animação, sobretudo daqueles cujos originais e técnicas se encontrem em exposição e muito em particular os 4 filmes que fazem parte do Plano Nacional para o Cinema (“Os Salteadores” e “Fado Lusitano” de Abi Feijó e “A Noite” e “História Trágica com Final Feliz" de Regina Pessoa). É também possível apresentar filmes realizados no âmbito de diversos workshops de cinema de animação, realizados por crianças e jovens e recorrendo a diversas técnicas do Cinema de Animação.

Pedem também ser ainda complementadas com experiências interactivas e mini oficinas, utilizando os diversos “brinquedos ópticos” para melhor interiorizarem os princípios e conceitos básicos das imagens em movimento. Poder-se-ão também fazer demonstrações de diversas técnicas do Cinema de Animação, bem como algumas experiências práticas muito simples, dependendo do interesse e das disponibilidades de quem nos visita.

As visitas podem ser individuais, em grupos ou de escolas e, apesar dos horários de funcionamento serem reduzidos temos a máxima abertura a receber os nossos visitantes de uma forma muito flexível, em qualquer horário (de manhã à noite, incluindo fins de semana) desde que nos contactem com antecedência a reservar.
As nossas instalações estão previstas para receber idealmente uma turma de cada vez. É também possível receber duas turmas, dividindo os alunos em dois grupos, sendo que enquanto um grupo visita o museu o outro assiste a uma projecção de filmes e depois trocam.

É ainda possível receber mais alunos ao mesmo tempo, mas sinceramente não aconselhamos muito, porque não é bom para os próprios alunos (do mesmo modo que não é aconselhável que cada turma tenha mais de 25 alunos).

Faça já a sua marcação:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1VWTGKhrltfr180kSNVd_Gv4h24TaqCNGgMaYPCaFu0PCmw/viewform?usp=sf_link